domingo, 24 de abril de 2016

Rejunte Cimentíceo - Aplicação

Obras

Rejunte cimentício

Respeitar tempo antes da limpeza e de liberar ao uso é fundamental para o bom desempenho desse tipo de junta

Reportagem: Juliana Martins
Edição 48 - Junho/2012

No piso ou na parede, o rejunte tem função de impermeabilizar e suportar o movimento das placas cerâmicas ocasionado por dilatação. Por isso, o produto não pode rachar, descolar ou apresentar microfissuras depois de aplicado.
O rejunte deve ser aplicado 72 horas após o assentamento. Para não desperdiçar material nem estragar o trabalho já feito é muito importante planejar. No caso de rejunte para piso, é importante pensar por qual parte começar. Se começar pelo lado da porta, você vai ficar preso no ambiente ou vai ter que sair pela janela, pois não é bom pisar no rejunte recém-aplicado.
Argamassas para rejuntamento são misturas de aglomerante, agregados moídos, aditivos e água, disponíveis em várias cores e tonalidades. São indicadas para ambientes internos e externos, pisos ou paredes. Assim que é misturada com a água, o uso precisa ser rápido, pois o endurecimento inicia imediatamente.
Verifique na embalagem se o material é certificado. Confira também informações sobre tempo de cura e a indicação de uso. Veja qual é a indicação do fabricante sobre o tempo necessário antes de liberar o espaço para passagem de pessoas e carros. A limpeza rotineira deve ser feita somente após 14 dias com pano umedecido ou detergente neutro. Outros produtos podem alterar a cor do rejunte.
A água utilizada deve estar limpa e, para cada quilo, deve-se usar em geral 300 ml. Colocar mais que isso causará descoloração e impedirá que a massa chegue ao ponto ideal.
Depois que você acrescentar água na argamassa, ela só pode ser usada uma vez e o tempo limite para que endureça é de duas horas e 30 minutos, no máximo. Caso sobre material que não tenha entrado em contato com água, guarde-o na embalagem original, retirando o ar e dobrando-a, até arrematar com uma fita adesiva.
MATERIAIS E EPIs
Fotos: Marcelo Scandaroli
Vasilhame de metal ou plástico, dois blocos de espuma, broxa, balde com água, recipiente graduado para água, espátula e desempenadeira emborrachada. Óculos de proteção, luvas, calçado de segurança e capacete.
DICA
Fotos: Marcelo ScandaroliPara calcular a quantidade de rejunte, observe a tabela de consumo disponível na embalagem. Ela leva em conta o tamanho do revestimento e a largura das juntas. A tabela considera, inclusive, um desperdício do material de cerca de 10%.
Fotos: Marcelo Scandaroli>>Passo 1 - Misture a quantidade de água especificada pelo fabricante à argamassa e comece a sovar. Como a massa tem impermeabilizante, você vai observar que o pó chega a isolar a água. Continue mexendo para dar liga. Não acrescente mais água neste primeiro momento.
>>Passo 2 - Deixe a mistura descansar por dez a 15 minutos, tempo em que os componentes químicos absorvem a água e reagem, permitindo a melhor mistura entre eles e os agregados.
Fotos: Marcelo Scandaroli
Fotos: Marcelo Scandaroli>>Passo 3 - Enquanto isso, use a espátula e a escova para retirar rebarbas e sujeira das placas. A boa limpeza melhora o visual final e aumenta a durabilidade.
>>Passo 4 - Umedeça os vãos entre as placas com ajuda da broxa. Não encharque muito. Faça movimentos na horizontal e na vertical.
Fotos: Marcelo Scandaroli
Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 5 - Seque as placas para terminar o trabalho de limpeza da superfície.Passo 6 - Depois de ter deixado a massa descansar, sove-a novamente. Ela precisa estar plástica para facilitar o rejuntamento.

Respeitar tempo antes da limpeza e de liberar ao uso é fundamental para o bom desempenho desse tipo de junta

Reportagem: Juliana Martins
Edição 48 - Junho/2012

Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 7 - Caso considere necessário, acrescente mais água. Para não errar, nunca ultrapasse 5% do volume inicial.Passo 8 - Passe a desempenadeira emborrachada no sentido diagonal - e nunca de forma paralela às linhas. Espalhe a massa recolhendo o excesso. Pressione para que preencha todo o vão.
DICA
Fotos: Marcelo ScandaroliAlguns profissionais improvisam a desempenadeira usando até pedaços de chinelo, mas eles não terão a firmeza necessária para realizar a tarefa da maneira correta.
Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 9 - Repita a operação algumas vezes, mesmo que pareça já estar completa. Quando a fresta estiver cheia de rejunte deve formar uma bolha. O rejuntamento precisa estar na mesma altura que a placa.
Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 10 - A próxima etapa é a limpeza. No entanto, é preciso esperar cerca de 45 minutos até o rejunte secar. Se esperar menos, a esponja vai arrancar o rejunte mole da parede. Se esperar demais, o material vai ficar muito duro e não vai sair.Passo 11 - Molhe uma das esponjas e torça para tirar o excesso. Passe-a pelas placas para absorver resíduos. Molhe novamente, torça e volte a retirar o excesso. Não use pano para não causar buracos no material. Com a esponja, o acabamento fica liso. Não pressione muito e deslize a espuma em todos os sentidos.
Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 12 - Depois de ter passado a esponja molhada você vai saber que o revestimento secou quando a superfície ficar esbranquiçada. Aí, então, é hora de passar a outra esponja, seca, para retirar a sujeira e finalizar a limpeza.Passo 13 - Se perceber um erro, passe a esponja úmida novamente. Se for necessário, passe mais rejunte, repetindo todo o processo.

Apoio técnico: Senai Tatuapé

Nenhum comentário:

Postar um comentário