Rejunte Epoxi X Rejunte Acrílico
Rejunte epóxi e acrílico
Acompanhe a reforma:
Cuidados na hora de rejuntar são essenciais
Faça testes: se você ainda tem dúvidas, em relação ao acabamento e a cor, peça para o azulejista fazer um teste em partes do piso ou da parede que fiquem escondidos.
Existem vários tipos de rejunte para pisos e azulejos. Inclusive, existem argamassas que já assentam e rejuntam. Mas, todo mundo sempre pergunta e acaba comparando o Rejunte epóxi e acrílico. E o que muitos não sabem, é que eles tem várias coisas em comum.
Rejunte acrílico
É um rejunte que possui como base, a resina acrílica. Ele já vem pronto para uso, e seca em 12 horas.
Principais características:
Flexível e impermeável;
Pronto para uso, basta abrir a embalagem e aplicar;
Possui acabamento liso;
Não desbota;
Fácil aplicação e limpeza;
Resistência à formação de fungos;
Secagem em 12 horas.
Rendimento:
O rendimento depende do tamanho do revestimento e do espaço da junta. Usando como exemplo um revestimento de 50x50cm com 3mm de junta, será necessário 0,14kg/m².
Custo:
O custo aproximado é de R$25,90 (C&C) para o pote de 1kg.
Rejunte epóxi
É um rejunte bicomponente (resina e endurecedor), à base de resina epóxi. Não vem pronto para uso, o produto deve ser preparado e utilizado imediatamente, porque seca com rapidez.
Principais características:
Impermeável;
Possui ótimo acabamento liso, com um efeito plastificado;
Não retém a sujeira, sendo de fácil limpeza;
Não desbota;
Alta resistência à ataques químicos;
Evita a formação de manchas de mofo e bolor;
Aplicação difícil, devido à rápida secagem (uma vez endurecido, a remoção é quase impossível).
Rendimento:
O rendimento depende do tamanho do revestimento, da espessura e do espaço da junta. Usando como exemplo um revestimento de 60x60cm, com 10mm de espessura e 3mm de junta, o gasto estimado é de 0,21kg/m². Isso sem considerar nenhuma perda durante a aplicação.
Custo:
O custo aproximado é de R$49,90 (C&C) para a caixa com 1,5kg.
Como vocês leram acima, os dois produtos possuem praticamente o mesmo efeito. A principal diferença fica por conta do acabamento e da resistência superior no caso do epóxi. O custo do epóxi também é mais elevado, podendo chegar a 4 vezes mais que o acrílico, e a dificuldade para a aplicação também deve ser levada em conta.
A aplicação deve ser feita com capricho, de forma ágil e mesmo assim, ainda podem ficar manchas quase impossíveis de sair, porque a resina epóxi pode manchar pedras brancas ou porosas. E por estes motivos, os azulejistas não querem se responsabilizar .
Além disso, o custo do epóxi é maior, e a chance de danificar o meu porcelanato e o azulejo que também não foram baratos, somando também a mão de obra da aplicação, foi outro ponto que pesou para a decisão pelo acrílico.
Então, eu deixo algumas dicas básicas, para que você diminua os riscos de uma aplicação mal sucedida.
Nunca de este tipo de trabalho a um azulejista qualquer : existe uma grande chance de que ele não saiba manusear o produto, e possa fazer lambança. Procure mão de obra qualificada, com indicações.
Pesquise as melhores marcas: já que você vai investir em um produto mais caro, procure um de qualidade superior. Existem também, marcas com acessórios de aplicação, ou que simplesmente possuem maior facilidade para misturar, e aplicar o produto. Ou até armazenar o que sobrar.
Procure fotos do resultado final: você pode pedir que o teu azulejista te mostre fotos de trabalhos anteriores, ou pesquisar na internet, para saber se realmente é este tipo de acabamento que você quer. Lembre-se que por mais limpa que seja a aplicação, o produto pode manchar o revestimento.
nto para as outras fases da reforma que você julgue importante, sempre acompanhe o andamento e converse com o azulejista para que ele faça do jeito que você quer. É a velha história: “Não adianta chorar pelo leite derramado.“
Não perca tempo e dinheiro contate o Bom Azulejista para fazer seu Rejunte epóxi e acrílico
Nenhum comentário:
Postar um comentário